sexta-feira, 12 de abril de 2013

União Europeia aprova lei anti-corrupção para transparência na indústria do petróleo, gás e mineração

A nova lei representa uma grande vitória após  uma década e meia de campanha.
 
A União Europeia (UE) deu um passo decisivo a 9 de Abril do ano corrente com a aprovação de novas regras para combater a corrupção em sectores globais das indústrias extractivas, obrigando as empresas de petróleo, gás, mineração e de exploração de madeira a publicar detalhadamenteos pagamentos que fazem aos governos pela exploração dos  recursos naturais em todo o mundo. A legislação de transparência estava em negociação desde 2011.
As novas regras serão incorporadas nas Directivas de Transparência e de Contabilidade da UE, que será provavelmente aprovada  em Junho. As mesmas são semelhantes a rencente Lei Dodd-Frank dos EUA, na secção 1504, pois irão exigir que as empresas públicas e privadas da Europa, publiquem todos os pagamentos superiores a 100.000 euros, incluindo impostos, royalties e taxas de licença de exploração. Isso significa publicação, projecto por projecto, em todo os lugares a onde as companhias têm suas actividades.

Fundamentalmente, esta  directiva permitirá que os cidadãos possam acompanhar quanto é que as empresas pagam aos seus governos, permitindo-lhes deste modo monitorar como os valores pagos são gastos e se existe algum benefício para os cidadãos destas receitas que proveêm da exploração dos recusos naturais. A UE também rejeitou os pedidos feitos por empresas que exploram estes recursos de serem isentas da publicação detalhada, para determinados países onde a publicação é proíbida pela Lei local(como exemplo caso de Angola), que permite que pagamentos ilícitos sejam feitos de forma invisível .
As novas directivas irão ao    Parlamento para  aprovação final,  que está prevista  para Junho deste ano.

Sem comentários:

Enviar um comentário